Quarteto Brasil

QUARTETO BRASIL


O QUARTETO BRASIL é uma das melhores novidades surgidas no universo da música instrumental nos últimos tempos. Reunindo quatro dos maiores instrumentistas brasileiros em torno de uma proposta artística de fazer uma música ao mesmo tempo calorosa  e  bem acabada, lança mão de um repertório precioso e bem cuidado, representando o que há de melhor na música brasileira.
Formado por Cristovão Bastos (Piano), Jurim Moreira (Bateria), Bororó (Contra-Baixo) e Zé Canuto (Sax), o grupo o tem se apresentado em grandes festivais pelo país, com excelente receptividade por parte do público e da crítica especializada.
Em 2007 lançou exclusivamente na Europa o CD Bossa Nova – Delicado, pelo selo Kind of Blue, com composições de Cristovão Bastos, Bororó, Waldir Azevedo, Luis Gonzaga e Dave Brubeck.


CRISTOVÃO BASTOS - Compositor, Pianista e Arranjador da MPB , é parceiro de grandes nomes da nossa música, como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Abel Silva, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, entre outros.
É autor de grandes sucessos como “Todo Sentimento”, “Raios de Luz” (gravada pela cantora Barbra Streisand), “Resposta ao Tempo”, “Suave Veneno”.
No cinema, estreou como compositor com a trilha sonora do filme “Mauá, O imperador e o Rei” e “Zuzu Angel”, ambos de Sérgio Rezende e “A Suprema Felicidade”, de Arnaldo Jabor. No teatro, com o musical “Tia Zulmira e Nós”, em parceria com Aldir Blanc e como diretor musical em “Elis - Estrela do Brasil.
Ao longo de seus mais de 48 anos de carreira, recebeu vários prêmios, entre eles oito “Prêmios Sharp” e um “Prêmio TIM” incluindo o de Melhor Música com “Resposta ao Tempo”, e melhor disco instrumental, “Bons Encontros” em parceria com o violonista Marco Pereira;


JURIM MOREIRA - Iniciou a carreira musical aos 8 anos. A partir daí passou a desenvolver seus estudos de piano e bateria ingressando, aos 12 anos no Conservatório do Brooklin Paulista.
Complementando sua formação, desenvolveu-se na área de música clássica e, pelo período de dois anos, integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro como percussionista. Sua carreira inclui a participação em vários festivais de jazz na Europa, acompanhando alguns dos principais nomes da Música Popular Brasileira, como Alceu Valença, Gilberto Gil, entre outros.
Na área instrumental sua atuação abrange trabalhos com João Carlos Assis Brasil, César Camargo Mariano, Cristovão Bastos, Ricardo Silveira, Rique Pantoja, Marcos Ariel, Márcio Montarroyos, Victor Biglione, Túlio Mourão entre outros. Paralelamente participou da “Banda ZIL” com trabalho lançado na Europa, Estados Unidos e Japão.





BORORÓ – É considerado um dos mais competentes e talentosos instrumentistas brasileiros ao tocar instrumentos, tais como, o contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, violão, viola caipira e guitarra midi. É um músico popular extremamente versátil que a partir de seu trabalho de estréia, Fogaréu, afirmou-se, também, no cenário musical, como compositor e arranjador. Artistas como Beth Carvalho e Batacotô já gravaram em CD inéditas do músico.
Como instrumentista, destaca-se principalmente como contra-baixista, com uma personalidade e estilo inconfundíveis, dono de uma pegada e de um swing reconhecidos internacionalmente e elogiados publicamente pelo músico pop inglês Peter Gabriel (ex-Genesis).
Ao longo de sua carreira, Bororó vem atuando em shows e gravações  junto  aos mais renomados artistas da MPB, do samba e da música instrumental brasileira onde podemos destacar, entre tantos, Beth Carvalho, Edu Lobo, Gal Costa, Leny Andrade, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Marcos Suzano, Moacir Santos.


ZÉ CANUTO – Considerado pela crítica especializada como um dos melhores saxofonistas do Brasil, estudou com Idriss Boudrioua e na Escola Rio Música, onde se formou em 1989 em Harmonia Funcional estudando com o professor Sérgio Benevenuto. Nesse mesmo ano iniciou sua primeira turnê profissional trabalhando com o cantor Emílio Santiago. De lá pra cá vem atuando com vários artistas da música popular brasileira e internacional como Gal Costa, Simone, Jorge Benjor, Cássia Eller, Barão Vermelho, Miúcha, Joyce Collins, Michel Legrand, Nico Rezende, Billy Cobham, Midnight Blues Band, Marina Lima, Titãs, Rita Lee, Ed Motta e etc.
Na música instrumental vem atuando e gravando com muitos nomes como Cristovão Bastos, Luiz Avellar, Arthur Maia, Vítor Biglione, Pascoal Meirelles, Torcuato Mariano, Paulo Braga, Dino Rangel, Wilson Meirelles.




Contatos: Christiani Ferreira
               
                E-mail: quartetobrasil@yahoo.com.br